13 de mar. de 2011

Provas operatórias:





A intenção desta sessão é mostrar as provas e suas modificações para aqueles que estão iniciando na psicopedagogia. Não nos cabe aqui detalhar como a prova é aplicada, devendo o estudante buscar em livros como os de Jorge Visca ou Piaget o procedimento para aplicação das mesmas.

1. PROVAS DE CONSERVAÇÃO:
1.1. Conservação da quantidade de matéria
Materiais:

- 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro.

Obs.: É interessante que escolha cores correspondentes a substâncias comestíveis.

Igualdade inicial:

Modificação do elemento experimental (achatamento)

Modificação do elemento experimental (alargamento)

Modificação do elemento experimental (partição)




1.2. Conservação de quantidade de líquidos
Materiais:

- 2 vasos iguais A1 e A2
- 1 vaso mais fino e alto B
- 1 vaso mais largo e baixo C
- 4 vasinhos iguais D1, D2, D3, D4
- 2 copos contendo líquidos de cores diferentes






Igualdade inicial:


Primeira modificação:

Segunda modificação

Terceira modificação :



1.3. Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos

Materiais:

- 10 fichas vermelhas
- 10 fichas azuis
cada um com 2 cm de diâmetro




Igualdade inicial:

Correspondência termo a termo:

Primeira modificação espacial:

Segunda modificação espacial:

Terceira modificação espacial:



1.4. Conservação de superfície

Materiais:

- 2 folhas de cartolina verde ou papel E.V.A. (20x25)
- 12 quadrados de cartolina ou E.V.A. na cor vermelha com cerca de 4 cm de lado
- 1 vaquinha

Igualdade inicial:

Perguntas iniciais

Perguntas iniciais

Retorno empírico

Primeira modificação espacial:

Segunda modificação espacial

Outra modificação espacial sugerida

Terceira modificação espacial



1.5. Conservação de volume

Materiais:

- 2 vasos iguais
- 2 massas de modelar de cores diferentes
- 2 copos contendo líquidos de cores diferentes






Igualdade inicial:


Modificação do elemento experimental (achatamento)


Modificação do elemento experimental (alargamento)


Modificação do elemento experimental (partição)





1.6. Conservação de peso
Materiais:

- 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro.
- 1 balança com dois pratos cuja leitura seja pela posição dos braços.

Igualdade inicial:

Modificação
do elemento experimental (alargamento)
Modificação do elemento experimental
(achatamento)

Modificação do elemento experimental (partição)





1.7 Conservação de comprimento
Materiais:

- 1 corrente ou barbante de aproximadamente 10 cm
- 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm



Apresentação das correntes. Perguntas iniciais

Primeira situação

Segunda situação




2. PROVAS DE CLASSIFICAÇÃO:


2.1. Mudança de critério - Dicotomia
Materiais:

- 5 círculos vermelhos de 2,5 cm de diâmetro.
- 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro.
- 5 círculos vermelhos de 5 cm de diâmetro.
- 5 círculos azuis de 5 cm de diâmetro.
- 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado.
- 5 quadrados azuis de 2,5 cm de lado.
- 5 quadrados vermelhos de 5 cm de lado.
- 5 quadrados azuis de 5 cm de lado.
- 2 caixas planas de mais ou menos 4 a 5 cm de altura e uns 12 cm de lado.
Material







Classificação por cores sem caixa








Classificação por cores usando a caixa

Classificação por formas usando a caixa

Classificação por tamanho usando a caixa



2.2. Quantificação de Inclusão de classes
Materiais:

Com flores:
- 10 margaridas
- 3 rosas vermelhas

Com animais
- 10 coelhos ou outra espécie
- 3 camelos ou outra espécie

Pode-se fazer também com:
- 10 carros
- 3 ônibus




2.3. Intersecção de classes
Materiais:

- 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro
- 5 círculos vermelhos também de 2,5 cm de diâmetro
- 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado
- 1 folha de cartolina ou papel E.V.A. com dois círculos em intersecção, sendo que um preto e outro amarelo.
Obs.: os 5 círculos devem poder entrar na intersecção.




3. SERIAÇÃO

3.1. Seriação de palitos
Materiais:

- 10 palitos com aproximadamente 1 cm de largura com uma diferença de 0,6 mm de altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente 11,5 cm.







4. PROVAS OPERATÓRIAS PARA O PENSAMENTO FORMAL

4.1. Combinação de fichas
Materiais:

- 6 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma.





4.1. Permutação de fichas
Materiais:

- 4 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma.





4.2. Predição
Materiais:

- 17 fichas verdes
- 10 fichas amarelas
- 6 fichas lilases
- 1 ficha branca
- 1 saco de pano




Bibliografia:
SAMPAIO, Simaia. Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico. Rio de Janeiro, Editora WAK, 2009.
VISCA, Jorge. El diagnostico operatorio em la practica psicopedagogica. Buenos Aires, Ag.Serv,G,. 1995.

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